Rede MPL:
Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12
A mostrar resultados 31 para 44 de 44
Like Tree25Likes

Título: Sentimento de inferioridade no trabalho

Senior Member SideEffect's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

A meu ver todos nós devemos ter confiança em nós próprios e no que somos, valorizando o bom e aceitando e tentando melhorar o "mau".
    Todos temos valor, temos que ser os primeiros a gostar de nós próprios e não nos sentirmos desvalorizados só porque x ou y acham que têm o "rei na barriga".
    Última edição por SideEffect : 31-01-12 às 15:27:39
    Pitagoras likes this.

Senior Member Doce Demonio's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Rita, ao longo da tua vida vais encontrar milhares de pessoas assim.
    O que eu te posso dizer, da minha própria experiência é o seguinte: Esses que se acham os senhores do mundo geralmente são os mais borra-botas.
    Digo-te isto porque já trabalhei como empregada de mesa num restaurante supostamente do mais chique que há, onde aparecem de quando em vez figuras bem conhecidas, princesas e czares.
    O mais engraçado é que estas pessoas mais importantes são realmente as mais simpáticas e descomplicadas. Ao contrário daqueles que vão lá pela primeira vez e para se sentirem donos da situação, reclamam de tudo um pouco, tratam mal os empregados, porque acham que isso é sinal de classe ou nível social. É uma questão de raízes. Não te sintas minimamente inferiorizada. Acredita em mim, esses que se esforçam muito por isso são os que menos merecem a tua admiração. Aceita, não se pode agradar a todos, e ao longo da vida temos que engolir muitos sapos, mas não percas o teu tempo a achar que eles são melhores que tu, porque no fundo é isso que eles procuram desesperadamente.
    Turquia likes this.

Senior Member Edinho's Avatar
    Data de Registo
    May 2009

Por Defeito

Infelizmente a mania do "status" irá sempre haver, pessoas que têm a mania por aquilo que ganham, ou por aquilo que são, ou ainda por aquilo que são devido a terceiros.

Muitas vezes as pessoas são arrogantes para os que lhe são "socialmente" inferiores, já outras são arrogantes quando se sentem ameaçadas por alguem que lhes é superior.

Para este ultimo caso, posso falar de um exemplo que se passou comigo, eu estudei numa escola de hotelaria (hotelaria e turismo de portugal), e fui estagiar infelizmente para um restaurantezeco de 3ª, restaurante que se baseava a servir trabalhadores das obras e afins, esses restaurantes banais para as pausas de almoço. Fui para esse restaurante como um desenrasque, estive para ir estagiar para um restaurante dum hotel de 5*, mas houve uma falta de consideração da parte do responsavel, em que até ao dia de começar o estágio já estava tudo tratado pra eu ir pra la, mas no dia que me fui apresentar disse que já tinha muitos estagiarios e já não me podia aceitar, ora eu em pleno dia de começar o estagio (estagio este que era escolhido por mim com a escola) tive que arranjar um solução de ultima hora, e lá fui para aquele tasco. Tudo bem que até recebia bem, tendo em conta que era um estágio, mas isto também foi devido ao dono do restaurante não estar habituado a estagiarios, nem a quanto eles costumam receber (normalmente é 50% do salario minimo, e eu estava a receber 600€).
    Ora bem não é que o dono, que tambem trabalhava na casa, sentia-se ameaçado comigo? Por eu ter digamos mais classe a servir, e todos aqueles pormenores de um bom garçon, os clientes gostavam, mas o dono via-se que era super arrogante comigo por causa disso, já com os outros empregados ele era boa pessoa.

Até na minha familia há essa distinção de status, o meu avó so fala aos amigos da minha prima (neta dele), porque ela é medica, eu e os outros netos não somos ninguem.

Enfim essas manias haverão sempre, é triste sem duvida, mas não podemos ligar, temos de nos focar naquilo que somos, e gostarmos de nós, há muito má gente, mas também há amores de pessoas.

Desculpa lá o testamento xD
    Turquia likes this.

Senior Member Howling's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Eu também me sinto mal e nem entrei no mercado de trabalho. Tenho um bocado de medo em lidar com as situações e sinto falta de "estaleca" também.

Mas temos de ser fortes, temos de conseguir enfrentar.... é mais fácil falar, eu sei...

Senior Member Turquia's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

O mal infelizmente não é só as pessoas com o rei na barriga, mas também as outras pessoas que acham que os senhores doutores por exemplo são os melhores. enfim...é uma tristeza de gente que pensa assim.
    Eu acho que nunca vou ter paciência para aturar certas pessoas. Existem pessoas que nunca aprendem a se colocar no outro lugar, por isso nem vale a pena perder tempo com elas. enfim...
    Temos é de tentar ser melhores, honestos e sinceros e nada de hipocrisias e mania que somos mais ou menos que os outros.
    Um doutor não é mais que um agricultor. Sem o agricultor não tínhamos comida. Sem um varredor tínhamos as ruas sujas. Toda a profissão é necessária, e toda a pessoa merece ser tratada com respeito. Toda a pessoa que merece claro.
    Mr.V likes this.

H20
    H20 está offline
    Senior Member H20's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2010

Por Defeito

mas diz lá,que sem essas personagens deixavamos de mandar aqueles risos e imitar tal figuras quando estamos na palhaçada com o pessoal amigo.

se eu os curto....não
    se os odeio......nem por isso
    se gozo com eles......yep
    se me ralo do que eles pensam sobre mim.....nao
    Em suma : just dont give a f'ck about it.....move on.

Abraço.

Junior Member vercarmo's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012

Por Defeito

Concordo com o que foi dito anteriormente, eu mesma fiz curso de Desporto e não segui para isso, infelizmente ... mas de momento trabalho numa Charcutaria e vou vos contar, aquilo às vezes é do piorio mesmo. Mas até a minha chefe diz para não dar importância. São pessoas que nos querem simplesmente inferiorizar e não pensam "se fossem eles" ..

Member angel's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Rita1986, digo-te que isso do sentimento de inferioridade é muito comum especialmente no trabalho, mas também na escola, universidde em todo o lado. Já passei muitas vezes por isso, mesmo na rua às vezes sinto que as pessoas olham para mim de uma forma estranha. Ignora esse tipo de comportamentos, certamente essas pessoas tem muito dinheiro e acham-se as maiores e tratam os outros abaixo de cão, o ue se tem que fazer é ignorar.

Senior Member Strawberry's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Rita,

como eu já referi muitas vezes no fórum trabalho numa loja de desporto. Infelizmente estou haituada a ser inferiorizada, maltratada e ainda ter de sorrir e fazer-me de estúpida perante os clientes, quando a minha vontade seria responder-lhes à letra. Já apanhei de tudo, desde falarem para mim como se fosse anormal, dizerem-me que eles é que percebem do assunto e eu não (antes de eu abrir a boca), e mesmo virarem-se para mim e dizerem "a menina não perdia nada em fazer exercício, aliás bem precisa". É tudo frustrante, e tenho dias em que só me apetece sair de lá berrar, chorar e nunca mais voltar. Mas tenho de aguentar, e quem está no serviço ao público tem de ter estofo emocional para aguentar com todas essas coisas. Para além desse trabalho ocasionalmente faço trabalhos de limpeza. Aí sim, as pessoas olham para nós com ar superior, como se fossemos inexistentes, e dão totalmente ao desprezo. A única solução que tens é engolir os sapos e continuar.

Senior Member Jane Doe's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Quando se trabalha com o público então... Quando comecei a trabalhar tinha uns 23 anos e nem queiram saber quantas vezes gramei com o discurso "você é uma miúda, percebe lá alguma coisa disto" (mesmo que eu percebesse muito mais que eles... aliás, eles estavam ali para aprender e eu é que ainda era a burra no meio daquilo tudo).

O melhor é mesmo...

Fox91 and maxy like this.

Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

E eu que comecei com 16, e tenho agora 19, e continuo a ouvir exactamente o mesmo discurso

Senior Member Bandeirinha's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Strawberry Ver Post
    E eu que comecei com 16, e tenho agora 19, e continuo a ouvir exactamente o mesmo discurso
    COmeças-te com 16 a trabablhar?

Senior Member Sway's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2012

Por Defeito

Rita, muito do que falas é simplesmente falta de educação. Isso infelizmente, encontramos a vida toda.

É natural sentires isso, e eu vou-te ser franca: há sempre quem nos olhe de cima, mesmo ao fim de muitos anos de trabalho, mesmo com provas dadas, mesmo que a pessoa até nem valha um ** tem a mania.

Eu sempre fui muito paciente nisso, salvo se a pessoa me confrontasse directamente, aí está tudo estragado. Mas se isso não acontecer com os anos, aprendi a usar isso em meu favor. Ter um "low profile", passar por "menos" ou simplesmente passar por "menina linda de cabeça vazia" pode ser uma vantagem competitiva. Não vale a pena tentarmos marcar uma posição se não há utilidade, apenas serve para melhorar a nossa auto-estima.

Se, com o tempo, formos acreditando em nós, ficando conscientes das nossas capacidades, passa ser indiferente o que esse tipo de gente faz ou pensa. Mais... chega até a ser divertido.

Portanto, a sugestão de quem já passou por parecer tudo e mais alguma coisa menos aquilo que eu realmente sou, é usar isso em teu favor, e de resto ignorar pura e simplesmene, apenas "puxar dos galões" quando estritamente necessário... de resto deixa-los lá pensar que somos umas totós que isso funciona a nosso favor: as pessoas não se protegem nem se defendem do que não temem e em termos profissionais/comerciais vale bem a pena a "humilhação".
    Última edição por Sway : Hoje às 12:45:41

Data de Registo
    Oct 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Bandeirinha Ver Post
    COmeças-te com 16 a trabablhar?
    Sim, comecei
    Sway likes this.

Página 2 de 2 PrimeiraPrimeira 12