Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 20 de 20
    Senior Member stepher's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito Retomar os estudos - Que via seguir?

Olá a todos!

Já trouxe ao forum um topico relacionado com este assunto, mas volto com uma nova abordagem, para o qual apreciaria os vossos comentarios pois tenho a certeza que serão construtivos:

A minha situação é esta: tenho emprego estavel, a tempo inteiro, e outras responsabilidades familiares que me ocupam uma boa parte do meu tempo. Como já trouxe ao conhecimento, tenho poucos estudos, e por isso, gostava de retomar essa via, apesar da vida profissional estavel.
    Fiz um curso tecnico de contabilidade, mas gostava de fazer mais. Como não tenho o ensino secundario é aqui que se coloca a questão.
    Ora, eu gostava de ir para a faculdade, seguir um curso na area de contabilidade ou economia, mas para isso preciso de matematica do ensino secundario.
    Assim, estou indeciso entre preencher primeiro a lacuna do ensino secundario ou tentar ir já para a faculdade.
    Mas no caso de optar pelo ensino secundario, pergunto-me se valerá a pena "gastar" esse tempo a fazê-lo ou se não deverei tentar já a faculdade, já que essa será a meta a longo prazo. Por outro lado, se tentar já a universidade (pelo Maiores de 23) terei que fazer uma prova de matematica para a qual não tenho os conhecimentos necessarios. Já ponderei a hipotese de obter explicações particulares mas, se a universidade já vai exigir um esforço financeiro, será que compensa gastar parte dele em explicações?

Embora não tenha grande pressa neste asunto, estou mesmo indeciso pois é uma meta para a minha vida.
    Sei que há aqui foristas que estão a estudar e outros que já passaram por estas situações e tb há quem tenha uma vida estavel e por isso compreenda o que envolve uma pessoa dividir-se entre aquilo que são as necessidades e prioridades da vida e as nossas realizações pessoais.

São bem-vindos todos os comentarios!

2. Links Patrocinados:
    Senior Member Magic_Spirit's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Olá boa tarde.

Li a tua questão, e como estamos em Agosto, quase quase no início de um novo ano lectivo, penso que mesmo pelo programa "Maiores de 23" as universidades já devem ter feito os exames de admissão.

Se realmente essa informação for correcta, só para o ano é que é novamente possível fazeres os exames de admissão (geralmente é de Abril a fins de Maio), portanto tens um ano pela frente, tenta ir às secundárias ou centro de emprego colocar a tua questão e perguntar que formações têm eles.

VOU EDITAR...esqueci-me de escrever...

Como li que tens vontade de entrar no mundo universitário, aproveita este ano que ainda tens pela frente para teres aulas, sejam elas particulares ou não, das matérias que mais tens dificuldades e principalmente as que necessitas para o ensino superior.

Sorrisos
    Última edição por Magic_Spirit : 06-08-10 às 12:53:47

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Magic_Spirit Ver Post
    Olá boa tarde.

Li a tua questão, e como estamos em Agosto, quase quase no início de um novo ano lectivo, penso que mesmo pelo programa "Maiores de 23" as universidades já devem ter feito os exames de admissão.

Se realmente essa informação for correcta, só para o ano é que é novamente possível fazeres os exames de admissão (geralmente é de Abril a fins de Maio), portanto tens um ano pela frente, tenta ir às secundárias ou centro de emprego colocar a tua questão e perguntar que formações têm eles.

Sorrisos
    Obrigado pelo teu comentario.
    Para a faculdades eu sei que já nao dá, pois ja foram feitos os exames de admissão pelo Maiores de 23. Ainda tenho tempo para me decidir.

A questão é que são cada vez menos as escolas secundarias que dão ensino em horario pos-laboral. Estão a encaminhar tudo para as Novas Oportunidades. Mas o que eu quero mesmo é aprender. Mas não tenho grande disponibilidade de horarios.

Por Defeito

Pelo que tenho ouvido as universidades privadas é que têm bastantes fases para esses exames de + 23 .... mas como mencionaste o "esforço financeiro" .. não sei se será uma opção ..

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Magnanimo Ver Post
    Pelo que tenho ouvido as universidades privadas é que têm bastantes fases para esses exames de + 23 .... mas como mencionaste o "esforço financeiro" .. não sei se será uma opção ..

Pois, nas privadas, pelo Maiores de 23, vais lá, ouves uma palestra, resumes e passas....
    Nas publicas é mais a serio. Por exemplo, no ISCAL tens que fazer uma prova de matematica, outra de portugues, uma entrevista e avaliaçao ao CV. O que pesa mais são as provas, sobretudo a de matemetica.
    Alem disso, mesmo que entre numa privada, de aproveitamento me serve se depois vou continuar com dificuldades na matematica, se não tiver bases suficientes?
    Daí a razao de estar na duvida sobre a melhor maneira de obter esses conhecimentos.

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por stepher Ver Post
    Pois, nas privadas, pelo Maiores de 23, vais lá, ouves uma palestra, resumes e passas....
    Nas publicas é mais a serio. Por exemplo, no ISCAL tens que fazer uma prova de matematica, outra de portugues, uma entrevista e avaliaçao ao CV. O que pesa mais são as provas, sobretudo a de matemetica.
    Alem disso, mesmo que entre numa privada, de aproveitamento me serve se depois vou continuar com dificuldades na matematica, se não tiver bases suficientes?
    Daí a razao de estar na duvida sobre a melhor maneira de obter esses conhecimentos.
    Hmmmmm .. não sei não stepher ..

Tenho amigos que estão em privadas e até alguns que entraram com +23 e recordo.me de andarem em explicações durante o verão porque tinham de passar em exames de Português e de Matemática.
    Tiveram também de passar por uma entrevista *lembra.se de terem falado "bem" de uma das entrevistadoras* .. e avaliação de CV ..

Mas mesmo nesses exames as matérias que saiam era o básico .. ainda me lembro de lhes ter dado umas ajudas a estudar e de matemática era mais estatísticas .. modas .. medianas .. etc .. de português era o básico de interpretação de um texto e comentar algo em forma de composição ..

Quanto às dificuldades .. acho que depende muito de que área queres seguir .. eu por exemplo não tenho matemática desde o secundário na minha área de ciências sociais.. (tirando Estatística 1 e 2 .......... *suspiro* ...)

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Hmmmmm .. não sei não stepher ..

Tenho amigos que estão em privadas e até alguns que entraram com +23 e recordo.me de andarem em explicações durante o verão porque tinham de passar em exames de Português e de Matemática.
    Tiveram também de passar por uma entrevista *lembra.se de terem falado "bem" de uma das entrevistadoras* .. e avaliação de CV ..

Mas mesmo nesses exames as matérias que saiam era o básico .. ainda me lembro de lhes ter dado umas ajudas a estudar e de matemática era mais estatísticas .. modas .. medianas .. etc .. de português era o básico de interpretação de um texto e comentar algo em forma de composição ..

Quanto às dificuldades .. acho que depende muito de que área queres seguir .. eu por exemplo não tenho matemática desde o secundário na minha área de ciências sociais.. (tirando Estatística 1 e 2 .......... *suspiro* ...)
    Sim, Magnanimo, é verdade. O grau de exigência, mesmo nas privadas, não é todo igual. Por exemplo, na Lusofona, para o curso de contabilidade, foi assim; uma palestra, um resumo, uma entrevista e entras! Desde que tenhas dinheiro para pagar as propinas, tá-se bem!
    Mas de facto o grau de dificuldade nas publicas é maior.

A minha questão é que não tenho o ensino secundario, ou seja, a matematica tou completamente em branco. Ma a vontade de aprender é mta. Por isso, tenho é que ver que via seguir: ensino secundario e depois faculdade? Ou já faculdade? Nesse caso, e a matematica... onde a vou "buscar"?

Por Defeito

Bom .. quanto ao privado vs publico é melhor nem se ir por aí ou o topic ainda mudava de nome ..

Quanto à matemática e ir para o secundário ou o ensino superior ... bem .. saberás melhor tu responder a isso que ninguém ..
    Penso que dependerá .. por exemplo .. da tua área profissional actual .. dos teus objectivos futuros .. etc ..

Compreendo a vontade de aprender e solidificar bases .. mas sinceramente não vejo grande objectivo em saberes bem equações de 1/2/3 grau (penso que apenas se dão esses 3 no secundário).. se não fores ter aproveitamento real de tal .. daí dizer que dependerá do que realmente queres ... e de que curso pretendias caso fosses para a universidade.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Bom .. quanto ao privado vs publico é melhor nem se ir por aí ou o topic ainda mudava de nome ..

Quanto à matemática e ir para o secundário ou o ensino superior ... bem .. saberás melhor tu responder a isso que ninguém ..
    Penso que dependerá .. por exemplo .. da tua área profissional actual .. dos teus objectivos futuros .. etc ..

Compreendo a vontade de aprender e solidificar bases .. mas sinceramente não vejo grande objectivo em saberes bem equações de 1/2/3 grau (penso que apenas se dão esses 3 no secundário).. se não fores ter aproveitamento real de tal .. daí dizer que dependerá do que realmente queres ... e de que curso pretendias caso fosses para a universidade.
    Ora bem! Acho que tocaste num aspecto que é bem real, e que ainda não tinha pensado. De facto, na vida profissional não vou usar toda a teoria da matemática. Por isso, será que vale a pena fazer esse percurso para depois só usar uma parte dele?

O curso para o qual estou inclinado, embora ainda não em concreto, seria na area da contabilidade, gestão ou economia... uma destas vertentes, já que trabalho em contabilidade.

Banido
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Se manifestasses vontade de apenas ver um canudo dir-te-ia por optares pelos maiores de 23. Como dizes e bem que queres aprender, eu teria aulas particulares para te darem bases e te prepararem para as provas de ingresso. É um investimento que fazes em ti próprio até pk, por experiência profissional, sei que optam sempre por colocar alguém com um curso tirado via contingente geral. Depressa e bem não há quem

Banido
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Já agora, queres tirar que licenciatura? Só pra ver uma ideia das bases necessitas.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por banderas Ver Post
    Já agora, queres tirar que licenciatura? Só pra ver uma ideia das bases necessitas.
    Ainda não decidi bem. Eu trabalho em contabilidade e é de facto a area que gosto. Como tal, gostava de vir a ser TOC, ou pelo menos, ter as competencias equivalentes. Ora acontece que o que mais há por aí são TOC's. E tb gostava de uma coisa que me permitisse alargar os horizontes, como gestão ou economia, areas estas onde pelo minimo que sei, se obtem os mesmos conhecimentos (ou quase) que na contabilidade.

Senior Member miggfigg's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

quanto há data de entrada para os sub 23 em quase todos os politécnicos é em Janeiro.
    Penso que deves seguir os estudos, porque hoje em dia estão a fazer com que qualquer badameco que mal sabe ler e escrever tenha um curso.
    Agora quanto ao fazeres primeiro o secundario irias faze-lo há noite ou coisa semelhante, e não era por ai que irias ter as bases de matematica que necessitas para o teu exame de admissao num curso como o de gestão de empresas!
    O que na minha opinião deves fazer é ires há secretaria do politecnico mais proximo e perguntares como é tudo certinho, e se o do teu local de residencia for como aqui no meu que é só em janeiro começar ja a estudar matematica e arranjar com quem estudar para te ajudar( nao estou a falar de explicações, um bom estudo entre amigos na brincadeira moderada é bem mais eficaz).

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Há e se tiveres filhos garantidamente que vais uma grande tarefa pela frente, mas conseguirás, nada neste momento se consegue sem esforço!
    Quer dizer a ministra da educação quer que o 12º ano seja sem esforço nenhum, juntamente com aqueles cursos maravilhosos que por ai andam!

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por miggfigg Ver Post
    Há e se tiveres filhos garantidamente que vais uma grande tarefa pela frente, mas conseguirás, nada neste momento se consegue sem esforço!
    Quer dizer a ministra da educação quer que o 12º ano seja sem esforço nenhum, juntamente com aqueles cursos maravilhosos que por ai andam!
    Bingo!

Com relação a esses cursos que falas, deste estar a referir-te às Novas Oportunidades (RVCC). Eu estou inscrito e a meio do processo. O que me dará é um papel a dizer que tenho o 12º ano. Mas no meu caso, tendo em conta os meus planos, não me vai servir de mto.

Quanto à tua sugestão, para mim não é viavel pois não tenho ninguem que se esteja disposto a juntar para estudar matematica.
    Tenho 35 anos e os meus amigos idem. Para uma petiscada estão lá todos; agora estudar...? lol
    Eu já fui sincero comigo mesmo e sei que não consigo aprender matematica do secundario sozinho. Precisava no minimo de explicações, ou seja, teria que ser explorado por alguem que não conheço.
    Já tentei fazer uma prova de matematica no ISCAL. Confesso que foi mto apressado, pois tive que rever materia do 9º ano para me lembrar e de seguida pegar na materia do 10º ano e ainda falatav o 11º e 12º. Claro que foi impossivel. Qdo via a prova, apenas me deu para pensar na vida para fazer tempo, pq envergonhadissimo entreguei a prova em branco. Tive das piores classificações de todos que tentaram entrar. Mas sei que não foi por inconpetencia. Apenas dei um passo maior que a perna. Mas não é por isso que vou desistir.
    Tenho noção do esforço, mas sei que consigo pq estou motivado para isso. Neste momento, apenas preciso é de ser orientado.

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Opa mas nao precisa de ser alguem da sua idade, pode perfeitamente ser alguem com 23 ou 24 ou menos! Porque quanto há explicação sao 100€ que se o explicador nao tiver uma maneira de ensinar adquada a si vao para o lixo!
    Mas não pode ter esse pensamento a dizer que nunca na vida o faria, e matematica nao se aparende de um dia para o outro, tem que se ter bases e as desenvolver, e com 4 ou 5 mesitos de estudo tenho a certeza que conseguirá! Visto que se é contabilista está a fazer trabalho que igual ao que um toc faz, e se ele conseguiu tu tambem consegues!

Senior Member samir's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por stepher Ver Post
    Bingo!

Com relação a esses cursos que falas, deste estar a referir-te às Novas Oportunidades (RVCC). Eu estou inscrito e a meio do processo. O que me dará é um papel a dizer que tenho o 12º ano. Mas no meu caso, tendo em conta os meus planos, não me vai servir de mto.

Quanto à tua sugestão, para mim não é viavel pois não tenho ninguem que se esteja disposto a juntar para estudar matematica.
    Tenho 35 anos e os meus amigos idem. Para uma petiscada estão lá todos; agora estudar...? lol
    Eu já fui sincero comigo mesmo e sei que não consigo aprender matematica do secundario sozinho. Precisava no minimo de explicações, ou seja, teria que ser explorado por alguem que não conheço.
    Já tentei fazer uma prova de matematica no ISCAL. Confesso que foi mto apressado, pois tive que rever materia do 9º ano para me lembrar e de seguida pegar na materia do 10º ano e ainda falatav o 11º e 12º. Claro que foi impossivel. Qdo via a prova, apenas me deu para pensar na vida para fazer tempo, pq envergonhadissimo entreguei a prova em branco. Tive das piores classificações de todos que tentaram entrar. Mas sei que não foi por inconpetencia. Apenas dei um passo maior que a perna. Mas não é por isso que vou desistir.
    Tenho noção do esforço, mas sei que consigo pq estou motivado para isso. Neste momento, apenas preciso é de ser orientado.

nao precisas dos teus amigos para poderes estudar matematica, mas tambem nao penses que vais passar a matematica A do secundario sem estudar e que nao vais mesmo, eu tou a acabar o secundario e conheco bastante gente que esta completamente aflita para passar a matematica B

se queres mesmo passar arranja um explicador, se nao tens os recursos economicos, pega num molho de folhas, livro da materia, livro de exercicios com 3 meses de antecedencia ao teste e maos ha obra

e sobretudo se auto-consciente, considera que so sabes realmente as coisas quando abrireres num exercicio qualquer e aquilo for obvio para ti, se tiveres que pensar muito entao esquece e porque nao sabes as coisas

e quanto ao que foi postado acima, nao sao 100$ tanto que conheco gente que cobra 40$ por hora e meia ...

Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

não sem onde vives, mas cá para os meus lados posso te dizer que acabei o secundario este ano, paguei ao longo do ano 75€, anulei matematica e fiz por exame com 13 e nao devo nada a minha explicadora.
    Bons explicadores, que prepararam os explicandos para 20 no exame ca para os meus lados levam entre 100 a 150€ e posso te garantir que o que mais me arrependo é de nao ter ido para um desses, pois assim tinha as decimas que me faltam para entrar no onde gostaria de entrar.

Senior Member samir's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por miggfigg Ver Post
    não sem onde vives, mas cá para os meus lados posso te dizer que acabei o secundario este ano, paguei ao longo do ano 75€, anulei matematica e fiz por exame com 13 e nao devo nada a minha explicadora.
    Bons explicadores, que prepararam os explicandos para 20 no exame ca para os meus lados levam entre 100 a 150€ e posso te garantir que o que mais me arrependo é de nao ter ido para um desses, pois assim tinha as decimas que me faltam para entrar no onde gostaria de entrar.
    lisboa, e porra 150$ .. ainda nao vi tal coisa

nao entras-te por decimas? isso e do pior que ha, uma pessoa sente que todo o trabalho que fez foi deitado fora por uma miseria de diferenca

Senior Member Framboesa's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Pessoalmente acho que deverias terminar o secundário e depois tentar a universidade, existirão certamente (ainda que existam poucos segundo o que dizes) liceus onde o horário pós-laboral existe.

Certifica-te é que depois escolhes bem o curso universitário, é que tirar um curso e depois não ser bem aquilo que se pretende, acaba muitas vezes em não resultar em nada para a vida profissional (sei bem do que falo ).