Rede MPL:
Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 72
    Senior Member Vergadaço's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Rubens babe Ver Post
    Não podemos pensar muito ….. somos por vezes o nosso próprio pior inimigo
    Concordo contigo a 200%!!

Eu sou um pouco desse genero...penso muito nos prós e contras...mas confesso que já estou muito melhor.

Senior Member Pinky's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vergadaço Ver Post
    Tirei o curso errado a hora errada, mas atenção, tá feito tá feito agora paciência!!

.

A mim aconteceu-me o mesmo, tirei o curso errado, serviu-me por alguns anos mas logo vi que não queria aquilo.
    Não considerei q o "que está feito está feito e paciencia!" virei-me para o que tinha a consciência que queria e, mesmo sem o curso, fiquei na área q gostava. Em ambas tinha muito contacto c outras pessoas, mas a segunda é numa outra vertente q me realiza muito mais.
    A vida e a experiência q dela vem deram-me o curso, pena q agora c a crise os projectos q antes podia desenvolver estão engavetados à espera de melhores dias

Mas confesso, se a conjuntura fosse outra, tentava mudar para outro sítio onde sei q seria mais fácil desenvolver certos projectos q estão em mente
    Última edição por Pinky : 27-01-09 às 09:30:12

Senior Member Vergadaço's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Bom para ti pinky, ainda conseguis-te "dar a volta", acredito piamente que tb vou dar a volta, aliás axistem mudanças de estrutura actualmente aqui no serviço, pode ser que vá numa dessas.

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vergadaço Ver Post
    Bom para ti pinky, ainda conseguis-te "dar a volta", acredito piamente que tb vou dar a volta, aliás axistem mudanças de estrutura actualmente aqui no serviço, pode ser que vá numa dessas.

E este ano há eleições ... quem sabe não muda o patrão ... boa sorte

Senior Member Rubens babe's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

É como tudo…. Não conformar e estar atento ás oportunidades !

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Se vai dar certo? Como dizia o outro…prognósticos ao fim do jogo! Mas acho que tenho capacidade para lidar com isso também…. Não suportava a ideia de chegar a velha e dizer a mim própria “nem tentaste”!
    Mas tenho que confessar que não é fácil….
    Quando os nossos esforços não rendem…. E as responsabilidades pesam…. É de uma pressão tremenda
    Os altos são muito altos, os baixos tremendos…
    Já dizia o outro “tudo vale a pena se a alma não for pequena”…. Mas por vezes adorava uma alma pequena….. não seria mais fácil?

Banido
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Mas tenho que confessar que não é fácil….
    Quando os nossos esforços não rendem…. E as responsabilidades pesam…. É de uma pressão tremenda
    Os altos são muito altos, os baixos tremendos…
    Já dizia o outro “tudo vale a pena se a alma não for pequena”…. Mas por vezes adorava uma alma pequena….. não seria mais fácil?

A menina tem uma coisa a seu favor ... e que referiu acima: "Acordo de manhã com vontade e prazer para ver como vai o meu projecto. Sinto uma realização tão profunda por ver as minhas ideias em prática."

A ser verdade, nada a impedirá de lá chegar. Mesmo que, em algum momento, tenha de recuar para depois avançar com mais garra e com mais força.

Os que me estão a preocupar, são as centenas de empresários que estão a ficar "fartos" do seu dia a dia. Fartos de injectar dinheiro nas empresas para ultrapassar mais um "fim do mês". E a sentirem-se parvos, pela primeira vez na vida, por o estarem a fazer. Daí a enormidade de "fechos" de empresas que actualmente estão a acontecer.

Metade é porque as empresas não estão bem [mas quais são as empresas, micro ou pequenas, que algum dia estiveram bem?]. Mas outra metade é devida ao cansaço acumulado por essa pressão e por esses "baixos" tremendos a que a menina se refere.

O ano de 2009 vai ser terrível. Mas duas coisas poderemos aprender com esta crise.

Uma é que o esquema de gestão americano deve realmente ser seguido. Em período de recessão, não podemos gerir da forma a que fomos educados aqui em Portugal. Deve haver ética, mas não pode haver "coração" envolvido nas decisões. Milhares de empresários têm sido incapazes de "despedir" pessoas atempadamente. Por isso, o flagelo dos salários em atraso neste País.

Actualmente, isso não é possivel. Se houver quebra de receita, de imediato tem de se equacionar, e realizar o mais rapidamente possivel, um ajustamento no quadro de trabalhadores da empresa. De uma forma ética ... mas sem deixar que o "coração" conduza estas decisões. O coração aqui ... só vai originar salários em atraso no futuro.

A outra coisa que se aprende rapidamente é que para conseguirmos dormir a seguir a estes despedimentos, se efectivamente os conseguirmos realizar, é termos a certeza de que a empresa está "enxuta". Isto é, que todos aqueles vicios que se foram acumulando ao longo das épocas de prosperidade, também eles, foram eliminados.

É que não deve dar um bom dormir o facto de acabarmos de despedir dezenas de funcionários e irmos para casa a pensar em trocar o nosso antiguinho BMW pelo modelo mais recente que acabou de sair.

Mas aqui, o modelo americano está errado. Aqui deve ser utilizado o bom e antigo modelo Português da cautela e do bom senso.

O modelo que nos foi transmitido através de gerações e onde se dizia que falar de dinheiro em sociedade não era de bom tom ... onde se notava que quem tinha dinheiro a sério não o andava a "mostrar" no dia a dia ... e milhares de outras coisas que só o bom senso de quem as faz consegue explicar.

Em resumo ... muita ética .... muito bom senso ... pouco show-off ... e "coração" ao largo.

Admitir é facil. Ter de despedir alguém... é o acto de gestão mais dramático com que um empresário, bem formado, se pode deparar.

Mas há que estar preparado para isso. Mesmo que, nos meses seguintes, nos sintamos o maior dos fdp.
    Última edição por 0001 : 10-02-09 às 19:10:37

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Francisco, tb és empresário?

Banido
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pinky Ver Post
    Francisco, tb és empresário?

a kind of ...

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Francisco_op Ver Post
    Admitir é facil. Ter de despedir alguém... é o acto de gestão mais dramático com que um empresário, bem formado, se pode deparar.

Mas há que estar preparado para isso. Mesmo que, nos meses seguintes, nos sintamos o maior dos fdp.
    Concordo consigo… não se pode ser “mole”
    Mas a realidade complica-se conforme as responsabilidades que se tem…
    O meu é um projecto apoiado pelo IFEP…. Tive apoio no investimento em troca da criação dos postos de trabalho ….. a coisa torna-se muito complicado
    Tive que esforçar muito para criar o negocio… agora o apoio é o peso…. “a ironia do destino”

Banido
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Concordo consigo… não se pode ser “mole”
    Mas a realidade complica-se conforme as responsabilidades que se tem…
    O meu é um projecto apoiado pelo IFEP…. Tive apoio no investimento em troca da criação dos postos de trabalho ….. a coisa torna-se muito complicado
    Tive que esforçar muito para criar o negocio… agora o apoio é o peso…. “a ironia do destino”

Entendo o que diz ... mas são estes tempos de vacas magras que por vezes nos tornam mais rijos para enfrentar os anos vindouros. A menina fez o mais importante. Teve a ideia e criou a empresa. Prepare-se agora para andar "á tona" durante 2009 ... a flutuar ..... mas sempre atenta ás rochas para não ir contra elas. Vai ver que daqui a nada .... vai conseguir nadar de novo, cheia de vigor e cheia de ideias novas.

É que, como sabe, os primeiros anos de uma qualquer empresa são os mais importantes e decisivos. Mas tem de acreditar. Não pode duvidar. Por mim, acho que a menina tem "estaleca" para a levar avante.

Não me pergunte porquê. Mas acho, mesmo.

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Francisco_op Ver Post
    Não pode duvidar. Por mim, acho que a menina tem "estaleca" para a levar avante.

Não me pergunte porquê. Mas acho, mesmo.
    Vou tentar…. Ver se compro umas bóias agora nos saldos

Obrigada pelo apoio moral

Member Rock's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Mais um

Sou um jovem empresário no ramo imobiliário e de facto concordo com várias coisas que foram ditas, nomeadamente sobre as constantes despesas que sobrecarregam ao longo do mês, gerando uma frustração crescente a muitos "patrões" que se vêem em dificuldade de cumprir

Contudo, e salvaguardando alguns requisitos fundamentais, é uma mais valia

Auto-Disciplina é o segredo do trabalhador por conta própria

Senior Member ptsak's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Ser empresário faz parte dos meus planos a longo prazo.

Ainda tenho 19 anos e para já não me estou a preocupar com isso. Vou tirar algumas formações pós-laborais e um dia, talvez depois dos 30 tornar-me empresário... do quê? Ainda vou pensar

Senior Member
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ptsak Ver Post

Ainda tenho 19 anos e para já não me estou a preocupar com isso. Vou tirar algumas formações pós-laborais e um dia, talvez depois dos 30 tornar-me empresário... do quê? Ainda vou pensar
    x2 excepto a parte da idade... sou um pouco mais velho!

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ptsak Ver Post

x2, mas quanto ao do que, já tenho uma ideia (único problema é que não é na minha área de formação, mas sim numa área pela qual tenho muito interesse)

Senior Member ptsak's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por entering Ver Post
    x2, mas quanto ao do que, já tenho uma ideia (único problema é que não é na minha área de formação, mas sim numa área pela qual tenho muito interesse)
    Agora sou eu que digo x2, passa-se o mesmo comigo

Banido
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Vou comentar aqui por isto ser um tema muito importante na minha vida nesta altura
    Eu sou uma daquelas pessoas completamente malucas depois de 10 anos de experiência profissional, com carreira internacional, função de “middle management” e a ganhar razoavelmente bem, deitei tudo ao ar para começar uma vida nova de “empresária”.
    É caso para internamento? Alguns acham que sim. Na realidade quem é “empresário” de espírito não tem muita escolha, mais cedo ou mais tarde na vida terá que por á prova as suas ideias e teorias. Precisa do desafio!
    Valeu a pena? Neste momento, não sei o que são férias e fins-de-semana, a pressão de fornecedores, funcionários e a capacidade de consolidar as contas são um fardo muito grande. Cada dia há um problema novo a aparecer e ninguém com quem dividir essa responsabilidade. Eu tenho que prestar contas e tenho que decidir.………….. mas ando bem comigo própria!
    Acordo de manhã com vontade e prazer para ver como vai o meu projecto. Sinto uma realização tão profunda por ver as minhas ideias em prática. Vejo concretamente o resultado do meu trabalho e sinto as minhas capacidade a serem constantemente desfiadas. Eu estava a morrer no meu último emprego… não me suportava mais a mim própria….. há alturas que simplesmente temos que fazer para sermos aquilo que achamos que podemos ser….
    Se vai dar certo? Como dizia o outro…prognósticos ao fim do jogo! Mas acho que tenho capacidade para lidar com isso também…. Não suportava a ideia de chegar a velha e dizer a mim própria “nem tentaste”!
    Olha, li as tuas palavras e todas fazem um feedback perfeito... também eu quis tentar, e continuo a tentar, todos os dias, para sermos aquilo que queremos ser...

Acho que para nós é mais difícil, este é um mundo de homens e furar o arame farpado é dose... Depois há a familia (e ainda por cima trabalho com o meu marido) e tudo o mais que nos compete fazer... Houve alturas em que chegava ao fim do dia a chorar a dizer, não aguento mais o cansaço mas "the show must go on"... Quando tenho que tomar decisões críticas fico eléctrica e ninguem me atura, e olha, vou aliviando o stress como posso, incluindo vir para aqui postar, logo, em alturas em qua ando a postar muito ando em alturas de decisões daquelas que nos fazem pensar... muito!

Mas sabes que mais? Não me arrependo nem por um minuto! Até agora, pelo menos.

Já não sei viver sem essa adrenalina, o trabalho é uma cruz mas é um prazer dos diabos!

E se temos que nos esmifrar a trabalhar, que seja para nós, não é?

Penso: ha... aos 40 anos quero ter tempo livre para pintar.... aos 50 quero poder ter uma quinta e se quiser parar, poder ter condições para o fazer.

E agora que decidi querer chegar aos 80, ainda não decici o quero fazer, mas basicamente, o que me der na telha.

Acima de tudo quero realizar-me, no trabalho também, o sucesso e realização tornaram-se mais importantes que o dinheiro, e sim, é uma espécie de escravatura neste país difícil, tem que se suar mesmo, mas olha, quem corre por gosto não cansa! Acho que isto aplica-se a homens e mulheres, mas acho que para nós a escalada torna-se mais difícil...

Mas sabe bem. Admiro todos os trabalhos, mas este foi o que o escolhi, por enquanto também não me arrependo, mas trabalho MUUIITOOO mais do que quando era empregada, e olha que sempre fui uma trabalhadora esforçada.

Acho que toda a gente acha que o patronato é que vive na boa... redondo engano.

Banido
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

E como não achei melhor tópico para colocar esta pergunta, gostava de vos colocar a questão àqueles que têm empresas ou que estão em posição para responder a esta pergunta:

Como é que estão a tentar ultrapassar a crise? A vossa empresa ressentiu-se muito? Acham que ainda é este ano que se começa a dar o "pontapé na crise"?

Moderador Hell Angel's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por On-Hold Ver Post
    E como não achei melhor tópico para colocar esta pergunta, gostava de vos colocar a questão àqueles que têm empresas ou que estão em posição para responder a esta pergunta:

Como é que estão a tentar ultrapassar a crise? A vossa empresa ressentiu-se muito? Acham que ainda é este ano que se começa a dar o "pontapé na crise"?
    As coisas não estão fáceis mas temos feito um forcing bastante grande nas vendas, com muita formação e incentivo aos nosso comerciais que desta forma andam na rua mais motivados e a sentir que têm a força de uma máquina bem organizada por detrás a dar-lhes o apoio que necessitam... Também a assistente comercial que admitimos tem sido uma trunfo e peras no que toca a apoia-los a nível de organização e levantamento de novos potenciais negócios...
    Procuramos vender mais mas sobretudo ter muito cuidado a quem se vende. E aqui os bancos com quem lidamos têm nos dado uma colaboração preciosíssima em termos de informações bancárias... o que se tem também notado é que mts vezes as informações são excelentes mas à pala da desculpa da situação estar má, há muito quem atrase os pagamentos muito para além do razoável...
    Por isso temos desenvolvido também um acompanhamento muito mais estreito a nivel do departamento de cobranças de forma a tentar reduzir ao máximo os prazos evitando o crédito mal parado...
    Até agora conseguimos um decréscimo nos custos fixos com uma série de medidas de poupança básicas e permanentes tentativas de consciencialização dos funcionários para o mesmo...
    Assim temos que as vendas estão mais baixas mas conseguimos também reduzir aos nossos custos pelo que graças a deus para já não tem sido necessárias medidas mais radicais ... Let's hope for the best

Banido
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Bom, tás bem à frente, eu só tenho 3 anos e olha, ainda ando a aprender...

Nós somos só 5, ainda é uma empresa em crescimento e é naquela fase de que toda a gente faz tudo...
    Eu só me ressenti para aí em Março, antes ouvia falar da crise mas talvez pelo ramos de negócio ou por qualquer outra razão não me senti afectada, mas como vejo luzes vermelhas em todo o o lado e o dólar tem andado instável tento perceber o que se passa com os outros porque isto bate À porta de todos.
    Mas basicamente o que tenho feito é ter melhore relação preço/qualidade que a concorrência, logo no geral tenho descido preços, trabalhado com promoções mensais. Por política da empresa não trabalhamos com comerciais e sempre nos auto-financiámos, logo só compramos o que podemos pagar a pronto. Esvaziámos stock antigos para aumentar a liquidez e re-investir em outras áreas, vendemos a pronto em 99% dos casos e só a a prazo quando o negócio vale muito a pena, de resto tentamos sempre negociar descontos para encomendas maiores e o pagamento imediato é também política da empresa.

Temos investido em produtos novos também e explorado nichos, e o preço de venda é sempre bem estudado de forma a ser bem concorrencial porque me tenho apercebido que o pessoal vai ao mais barato e compra só o que precisa. A técnica das promos também tem ajudado, o cliente (pelo menos na minha área) se vê algo em promoção, lá compra.

Honestamente tenho gerido o negócio todo por instinto, fiz economia mas na faculdade não se aprende a ser empresário... Às vezes é-me difícil saber se estou a ir bem porque parece que estou a fazer as coisas diferentes dos outros e não sei exactamente se isso é bom ou se em breve me vai custar caro.

E olha, temo-nos aguentado, mas desde que vi esta quebra ligeira nas vendas e o pessoal completamente assustado (a semana passada entrevistei uma miuda que teve que vender o carro para pagar as contas do filho com mielite, quer é trabalhar... mas tás a ver isto?), para substituir uma recem-licenciada que acha que só faz o que está ao seu nível (começou mal, se eu começasse como ela tava bem tava...), e andava ali a alimentar um burro a pão de ló, logo, espero que essa pessoa me vá dinamizar uma área de vendas....

Enfim, dêm-me dicas também, porque eu simplesmente meti-me "à besta" há 3 anos a gerir uma empresa de importação, olho para algumas coisas e pareço uma idiota, mas se o pessoal está tão assustado, vou falando e assim aqui e ali já fico a ter mais pontos de vista.

OBG.

Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Sabes em que acredito tambem on-hold... ?
    É que na maioria dos casos as pessoas dessem menos ouvidos ao que dizem as noticias e ao invés de andarem a deitar as maos à cabeça a dizer "ai a crise, ai a crise" arregaçassem antes as mangas e pusessem mãos á obra e começassem a fazer o que deveria ter sido feito desde à anos, q é gerir as coisa com cabeça ao invés de levar as coisas como se o período das vacas gordas fosse durar ad eternum, muitas empresas não teriam já fechado portas... É nesse campo que temos agido bastante, conciencializar os nosso funcionários de que as coisas têm que ser geridas com cuidado mas que não é nenhum fim do mundo que aí se avizinha como muitos querem fazer crer, mesmo que ás vezes a nossa confiança nas nossas próprias palavras esteja um pouco tremida; não o podemos é nunca deixar transparecer para eles...

Member jatbas's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Eu já fui empregado e actualmente sou empresário e, diga-se de passagem, sinto saudades do tempo de empregado, o nível de pressão, embora elevado, é totalmente diferente. Sinto saudades apenas por isso, porque o resto compensa!

Mas que isto anda mal, anda certamente. Então na informática... o que dantes de vendia por x agora tem de ir com um desconto de 200% e grande parte das vezes nem assim... mas o desafio é mesmo esse, arranjar O produto, arranjar O público alvo, e ver as coisas a resultar

PS.: Para agravar estou a concluir o mestrado, doutoramento já praticamente na calha, por isso quando me perguntam em férias, eu pergunto quantas horas dormem por dia

Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Hell Angel Ver Post
    As coisas não estão fáceis mas temos feito um forcing bastante grande nas vendas, com muita formação e incentivo aos nosso comerciais ............
    Bom, tás bem à frente, eu só tenho 3 anos e olha, ainda ando a aprender.............

Grandes empresárias aqui temos !

Essa de falar, falar da crise e lamentar-se é mesmo verdade.
    Excluindo aqueles que tudo tentaram, esforçaram-se, mas mesmo assim não conseguiram, houve muitos que de certeza se aproveitaram para abrir falência logo à mais pequena dificuldade, como até deviam ter algum amealhado, fecharam portas que as dores de cabeça foram bem menores do que batalhar e manter os postos de trabalho.

Banido
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Pinky Ver Post
    Grandes empresárias aqui temos !

Essa de falar, falar da crise e lamentar-se é mesmo verdade.
    Excluindo aqueles que tudo tentaram, esforçaram-se, mas mesmo assim não conseguiram, houve muitos que de certeza se aproveitaram para abrir falência logo à mais pequena dificuldade, como até deviam ter algum amealhado, fecharam portas que as dores de cabeça foram bem menores do que batalhar e manter os postos de trabalho.
    Pois, como diz a Hell, se se queixassem menos e trabalhassem mais era bem melhor. Isto vale para patrões e empregados. Eu tenho a tendência para pensar "enquanto os cães ladram a caravana passa", e ao ver esta coisa da crise a engrandecer veio-me logo à cabeça o que me disse um professor meu: "onde há uma crise, há sempre uma oportunidade, há sempre alguém que vai ganhar o que os outros estão a perder". como empresa jovem com preços baixos (é quase trabalhar para aquecer, mas enfim... tem que se começar por baixo), e olhem, ganhei clientes bons que andavam a fazer "contenções orçamentais".

Ainda não cheguei bem a essa parte... vivo bastante bem, mas olha, o problema é que até tenho algum dinheirito, mas tenho pouco tempo para o gastar. Eu sou ingénua com o pessoal, ainda não aprendi a lidar com eles, como sempre fui uma funcionária que "vestiu a camisola", memso só por gostar de ter o trabalho bem feito, assumi que os empregados o iriam fazer... mesmo pagando bem, não tenho tido sorte. Quando mais se dá, mais eles pedem e às tantas quando percebemos já estamos com empregados que nos dizem que não querem fazer isto ou aquilo, quando eu não tenho problemas em o fazer...

Mas por princípio de vida, espero que um dia se a minha empresa falir, se não puder pagar aos empregados com o dinheiro da empresapago do meu bolso... é justo!

Senior Member Golias's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por jatbas Ver Post
    PS.: Para agravar estou a concluir o mestrado, doutoramento já praticamente na calha...

Vê lá, com tanta pressa não faças primeiro o doutoramento antes de ter o mestrado!!

Senior Member Golias's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2008

Por Defeito

Pois, como diz a Hell, se se queixassem menos e trabalhassem mais era bem melhor.
    Lá isso é verdade!! Não é à toa que eu quando tenho de trabalhar e a vontade é pouca, penso na minha amiga Hell, e nos seus sãbios conselhos e exemplos para trabalhar !!

Data de Registo
    Oct 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Golias Ver Post
    Lá isso é verdade!! Não é à toa que eu quando tenho de trabalhar e a vontade é pouca, penso na minha amiga Hell, e nos seus sãbios conselhos e exemplos para trabalhar !!
    Tu... és um inBejoso tu...

Data de Registo
    Jan 2009

Por Defeito

Não está nada fácil, especialmente para um negócio que se lançou este ano e na área de serviços de bem-estar. Acho que o importante é não desacreditar no projecto, por muito que toda gente á tua volta entra em pânico. Explorar todos os meios que tem para estar a fazer divulgação (mesmo sem orçamento para publicidade). Acima de tudo fazemos para que as experiências dos que vêm cá sejam tão boas que espalham a palavra. A crise não é desculpa para ser relaxado com a qualidade… é a minha aposta

Banido
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Não está nada fácil, especialmente para um negócio que se lançou este ano e na área de serviços de bem-estar. Acho que o importante é não desacreditar no projecto, por muito que toda gente á tua volta entra em pânico. Explorar todos os meios que tem para estar a fazer divulgação (mesmo sem orçamento para publicidade). Acima de tudo fazemos para que as experiências dos que vêm cá sejam tão boas que espalham a palavra. A crise não é desculpa para ser relaxado com a qualidade… é a minha aposta

Se calhar a minha e a tua são áreas parecidas, mas entre outras talvez não seja a pior. Se estiver ligado à beleza, turismo ou estética, vai saindo. Desejo-te o melhor dado que também estás no início, e neste ano parece que está mau.
    Publicidade simplifiquei: addwords do google. Vale cada centavo.
    Quando juntei dinheiro para um stand em condições para expor numa das maiores exposições da minha área os clientes já nos conheciam todos... nem que fosse pela NET.
    Logo, neste momento é só mesmo google, 75 euritos por mês.