Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 9 de 9
    Rookie
    Data de Registo
    Mar 2016

Por Defeito Engenharia Informática

Boas! Eu sou estudante do secundários e gostava de seguir engenharia informática. E gostava que alguém me dissesse em que se bazei o curso. Saídas... Especialmente. No que toca a consultoria, gostava de saber em que consiste. E gostava de saber se é um bom curso para apostar no futuro

2. Links Patrocinados:
    Member JC300's Avatar
    Data de Registo
    May 2015

Por Defeito

Podes ir ao site da universidade que queres, por norma tem o plano de estudos e saídas ( podes também procurar no inspiring future ), sendo que isso depende da universidade.

Bronze Member ZeM's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Neste momento, é uma área que já deu mais dinheiro... pelo que eu vejo, há áreas a dar mais. Mas continua a ser uma boa área para investir.
    Consultoria aí é programação, programação, programação, bases de dados, mais programação... nos próximos anos é expectável que haja algum trabalho a fazer na implementação de redes e de bases de dados com o avanço e aposta na Big Data, Data Warehouse.
    Na faculdade vais ter muita matemática e electrónica.

Detesto electrónica.

Rookie
    Data de Registo
    Mar 2016

Por Defeito

Não que o dinheiro seja a parte mais importante, mas tenho de terem conta que não pretendo viver do ar haha, por isso porque dizes que o curso já deu mais? Que tipos de cursos seriam uma melhor aposta? Eu gosto bastante de matemática... Eng informática não é dos melhores cursos nestes ramos?

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Digo que não é o melhor, porque de tantos engenheiros que conheço, não conheço um cujo primeiro salário rondasse os mil euros... enquanto que no pessoal com formação em economia ou em finanças, vejo isso acontecer com maior regularidade. Mas é também uma boa área.

O que se passou nos últimos anos foi que tiveste muita, mesmo muita gente a tirar engenharias por serem bons cursos e terem saída... mas já se sente no mercado que já começa a haver muitos engenheiros.

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

A cena é, se gostas de física, e se gostas de programação (o que implica estar muitas horas à frente de um ecrã à procura de pequenos erros numa linha de código, entre um código extenso), avança

Rookie
    Data de Registo
    Mar 2016

Por Defeito

A minha paixão é mesmo matemática, porém como estou em ciências achei que fosse mais indicado para mim seguir um curso de engenharias (Informática ou electrotécnica e computadores). Já várias pessoas me aconselharam em ponderar ir para economia ou gestão, mas sendo eu um aluno que ciências... ir para um curso da área de economia não seria um choque?? Já agr, quais seriam as melhores opções para alguém que tenha uma certa preferência num curso com matemática? (desculpa tanta pergunta meu!!)

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Claro que não... economia é uma ciência. E na minha opinião, das mais interessantes que pode haver: não é uma ciência exacta! com tudo o que isso implica... ao não ser linear, obriga a pensar, mas a pensar de maneira diferente... tem muito de psicologia e de comportamento humano.
    Mas eu sou suspeito, claro loool. É a minha formação de base. Mas também estive em engenharia de electrónica, telecomunicações e de computadores (pelo que conheço ambas as realidades), mas não gostei. Nas engenharias gira tudo muito à volta do mesmo... enquanto que em economia faz-se uso e conciliam-se matérias oriundas de várias áreas do conhecimento: a sociologia será o caso mais evidente.
    Ambas as áreas são muito completas na matemática. O que se diz de a engenharia ser mais forte na matemática não passa de um mito, são muito equivalentes.

Mas se matemática é a tua verdadeira paixão, porque não vais mesmo para um curso de matemática? Ou até de estatística?
    Estatística é uma área que está a crescer muito e vai continuar a crescer nos próximos anos... já ouviste falar em Data Science?

No ISEG há um curso único no país, muito interessante e com muita saída que é Matemática Aplicada à Economia e Gestão (MAEG). É dos cursos que mais matemática tem... aquilo é matemática, matemática, matemática... onde depois também se aplica matemática avançada a conhecimentos de economia ou conceitos de gestão. Tem também alguma programação e bases de dados (pouco, claro), e é muito forte na vertente de investigação operacional (será escusado estar aqui a explicar o que é... mas basta dizer que se estudam aplicações de métodos numéricos para se chegar a um resultado ou conclusão).
    Última edição por ZeM : 01-09-16 às 00:11:05

Rookie
    Data de Registo
    Aug 2012

Por Defeito

Boas, encontro-me de momento a frequentar o 4o ano do MIEIC da feup (apos término de licenciatura noutra faculdade). Visto que vim por transferência, tenho varias UCs sem equivalencia de 2o e 3o ano , principalmente no 1o semestre o que faz com que so possa terminar o mestrado daqui a mais 2 anos.
    Já fiz as principais cadeiras de projeto de 4o ano (que sao espetaculares, diga-se de passagem - LGP e LDSO), mas a minha situaçao de momento é o facto de ter várias cadeiras de 2o e 3o ano que além da dificulade, de pouco servem e sinceramente a motivação não é muita, sinto-me a dar passos atrás.
    Por outro lado estive-me a informar sobre o mestrado de Eng de Software do ISEP que me aprece envolver muita programaçao/desenvolvimento e tecnologias bastante atuais e que me está a interessar muito.
    Que opiniões têm atualmente sobre esse mestrado?
    Vale a pena a troca de Fac?

Parece-me que o MIEIC tenta ir por vários ramos e esse mestrado no ISEP foca-se mais na componente de desenvolvimento e tem bastante componente prática, o que adoro.