Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 5 de 5

Título: Menopausa

  1. #1
    Senior Member benblack's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008
    Posts
    271

    Por Defeito Menopausa

    Confesso que não estou muito esclarecido relativamene a este tema e tenho alguma curiosidade.
    Acredito que muitos membros e "membras" do forum também tenham muitas dúvidas.

    Quem se arrisca a explicar detalhadamente o fenómeno?

  2. Links Patrocinados:
  3. #2
    Senior Member Magic_Spirit's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2008
    Localização
    No país encantado
    Posts
    2,139

    Por Defeito

    Penso que a principal característica da menopausa, é a falta de mestruação, os ovários deixam de funcionar.

    O nosso corpo fica sujeito a uma alteração hormonal, como os ovários deixam de funcionar, o corpo feminino ressente-se e as mulheres podem sentir desde um calor repentino, até por vezes a suores frios, mudanças muito brucas e em curtos espaços de tempo, a insónias, irritabilidade, depressões, falta de desejo sexual.....

    Não deve ser um período muito fácil para a mulher, não só pelos sintomas em si, como também a nível psicológico, é o nosso corpo a dizer-nos que envelheceu.

    A minha mãe passou por isso há pouco tempo, e teve inclusive de colocar uns selos com hormonas para o corpo não se ressentir tanto dos sintomas, mas não alivia muito, e então ela por vezes sente calores que dão inclusive para transpirar, como se tivesse num dia de muito calor, e passado um curto espaço de tempo já tem frio.

    Não é sempre, mas por vezes é assim, começou com depressões, leves mas começou e o seu humor também ficou alterado.

    Tudo passa, mas realmente não é muito fácil, embora, em grande minoria, mas existem, mulheres que passam pela menopausa e nem se apercebem, a não ser pela falta da mestruação, surpreendente.

  4. #3
    Junior Member musa's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2008
    Posts
    17

    Por Defeito

    A menopausa representa o fim da idade fértil da mulher, pois nesta altura ocorre uma diminuição gradual do funcionamento dos ovários.

    A mulher apercebe-se que entra na menopausa quando por volta dos 48-54 anos deixa de ser menstruada durante pelo menos um ano. Antes da menopausa surgem com frequência irregularidades menstruais quer no que diz respeito à periodicidade, quer ao fluxo menstrual e chama-se a esta fase climatério. Muitas mulheres sentem-se preocupadas nesta altura e recorrem ao médico, pensando algumas que estão grávidas e outras que já estão na menopausa. Durante este período, os níveis de estrogénios já começam a descer e a fertilidade também diminui, devendo no entanto utilizar-se métodos contraceptivos, nomeadamente o preservativo ou o DIU. Quando decorrido um ano seguido sem menstruar, aí sim, a mulher está em menopausa. Os exames laboratoriais podem confirmar a menopausa.
    O fim da idade fértil não deve, de modo algum, significar o fim da vida sexual activa ou, muito pior, a entrada na velhice. A idade é mental e a forma como pensamos vai reflectir-se na nossa saúde e nas queixas que temos. Embora possam surgir sintomas, tais como afrontamentos, secura vaginal, suores nocturnos, ondas de calor, irritabilidade, insónias, diminuição da atenção e/ ou outros, existem actualmente tratamentos que os diminuem. A menopausa provoca alterações de risco para a mulher devido á diminuição das hormonas femininas, especialmente dos estrogénios, leva a um aumento do risco de doença cardiovascular, colocando a mulher em igualdade com o homem no que diz respeito ao risco para estas doenças. Surge com maior frequência a doença coronária, a Hipertensão Arterial (HTA) e o aumento dos níveis de colesterol.
    Outra patologia que surge associada à menopausa é a tão falada osteoporose. A falta dos estrogénios conduz a uma diminuição da fixação do cálcio aos ossos, tornando-os mais fracos e em casos mais graves levando mesmo a fracturas, o que pode causar dores e muito mal-estar.

    Tomo a liberdade ainda de tentar transmitar alguns conhecimentos relativos á andropausa visto que o " público alvo " são os homens.

    Correspondendo à menopausa na mulher, o homem (a partir dos 50 - 55 anos de idade) também apresenta uma diminuição da função sexual masculina, devido a uma diminuição do tamanho dos testículos e consequente queda da produção de testosterona, a hormona sexual masculina. Essa ocorrência denomina-se andropausa ou deficiência androgênica parcial. A testosterona é uma hormona masculina encontrada em ambos os sexos, mas em maior quantidade no homem e é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas. A testosterona está presente em ambos os sexos e responde pelo líbido, pelo interesse sexual e pelas fantasias sexuais.Existem diferenças básicas entre a menopausa feminina e a andropausa, pois enquanto a menopausa atinge todas as mulheres sem excepção após certa idade, no homem a andropausa atinge apenas alguns homens.
    Enquanto a menopausa na mulher acarreta a interrupção definitiva da produção de hormonas sexuais ocasionando a infertilidade total, no homem apenas ocorre a diminuição hormonal e da fertilidade por ocasião da redução de espermatozóides, o que lhe permite procriar ainda por muitos anos.Os problemas hormonais nos homens, assim como nas mulheres também causam dificuldades sexuais: 50% dos homens acima de 40 anos de idade apresentam algum tipo de disfunção sexual, que pode atingir desde uma falta do desejo sexual até a falta de ereção em algum grau, conhecida como disfunção erétil.

  5. #4
    Member Alex37Moreira's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2009
    Localização
    Porto
    Posts
    95

    Por Defeito

    Muito simples,

    Quando nasce uma rapariga, ela nasce com um determinado número de oócitos (gâmetas femininos) e durante a sua vida este número não aumenta nem diminui (o que não tem nada a ver connosco).

    Passados uns anos de vida uma mulher tem a sua primeira menstruação por volta dos 11/12 anos e em cada uma vai saindo um oócito de um dos ovários à vez (tirando os casos em que excepcionalmente pode sair um de cada ovário simultaneamente - gémeos falsos).

    Com o decorrer dos anos estes gametas "esgotam-se" e quando deixam de existir a mulher entra na menopausa o que significa que vai ficar infértil.

    Com a menopausa existem vários descontrolos hormonais porque determinadas hormonas produzidas durante o ciclo menstrual deixam de ser produzidas naturalmente e nas doses certas fazendo com que essas desregulações hormonais se manifestem em atitudes práticas, como sencibilidade a mais, depressões, etc..

    A menopausa não passa muito disto. E após uns anos aquilo estabiliza e todos estes problemas deixam de existir

  6. #5
    Junior Member
    Data de Registo
    Apr 2012
    Posts
    9

    Por Defeito

    Também existe a chamada "Menopausa dos homens" a chamada Andropausa, fica aqui um link de um laboratório de análises clínicas que fala do tema. Consulta de Andropausa | Falência Hormonal no Homem

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

A Motorpress Lisboa S.A. não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.