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Título: Hiperlordose e Hipercifose : exercicios aconselhados musculação

  1. #1
    Junior Member
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    Por Defeito Hiperlordose e Hipercifose : exercicios aconselhados musculação

    Boas. Eu tenho hiperlordose e um bocado de hipercifose (mas o mais acentuado é a hiperlordose, a hipercifose é pouca).

    Bem, eu entrei para o ginásio há pouco tempo e gostava de saber que exercícios de musculação é que são aconselhados para corrigir a hipercifose e principalmente para corrigir a hiperlordose. E já agora quais os exercícios que desaconselham.


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  3. #2
    Senior Member
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Online Ver Post
    Boas. Eu tenho hiperlordose e um bocado de hipercifose (mas o mais acentuado é a hiperlordose, a hipercifose é pouca).

    Bem, eu entrei para o ginásio há pouco tempo e gostava de saber que exercícios de musculação é que são aconselhados para corrigir a hipercifose e principalmente para corrigir a hiperlordose. E já agora quais os exercícios que desaconselham.


    Recomendo exercícios na piscina com prancha de natação, são muito bons porque ajudam a corrigir a postura. Há um livro que eu tenho em casa dos meus pais com muitos exercícios desse género, que para além de corrigirem a postura aumentam a força e a resistência física, se o tivesse aqui na minha casa dava-te já o nome.

    Também recomendo muitos exercícios de flexibilidade e umas aulas de pilates.

    Não estou muito dentro do assunto por isso não sei se os exercícios de força são adequados ao teu problema. É melhor pedires conselho a um médico que esteja dentro do assunto, a um ortopedista, por exemplo.

    Deves ter em conta que é um problema que demora muito tempo a corrigir, e que exige muita paciência e esforço, bem como manutenção posterior dos resultados obtidos.

  4. #3
    Junior Member
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    Jun 2009
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por porto22 Ver Post
    Recomendo exercícios na piscina com prancha de natação, são muito bons porque ajudam a corrigir a postura. Há um livro que eu tenho em casa dos meus pais com muitos exercícios desse género, que para além de corrigirem a postura aumentam a força e a resistência física, se o tivesse aqui na minha casa dava-te já o nome.

    Também recomendo muitos exercícios de flexibilidade e umas aulas de pilates.

    Não estou muito dentro do assunto por isso não sei se os exercícios de força são adequados ao teu problema. É melhor pedires conselho a um médico que esteja dentro do assunto, a um ortopedista, por exemplo.

    Deves ter em conta que é um problema que demora muito tempo a corrigir, e que exige muita paciência e esforço, bem como manutenção posterior dos resultados obtidos.
    Desde já obrigado pela resposta.

    E exercícios de musculação? Aquele de trabalhar o lombar é bom para a hiperlordose? Também já me disseram que uma das causas da hiperlordose é ter fracos musculos abdominais. Devo portanto treinar os abdominais certo?

  5. #4
    Junior Member
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Online Ver Post
    Desde já obrigado pela resposta.

    E exercícios de musculação? Aquele de trabalhar o lombar é bom para a hiperlordose? Também já me disseram que uma das causas da hiperlordose é ter fracos musculos abdominais. Devo portanto treinar os abdominais certo?
    Up.....

  6. #5
    Senior Member Daniel-San's Avatar
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    Por Defeito

    Online, nunca procures respostas para assuntos importantes (a tua saúde) em fóruns. Nunca sabes quem está do outro lado, e atrás do teclado somos todos peritos engenheiros doutores mestres arquitectos. É verdade que os problemas posturais podem ser bastante ajudados com exercícios de fortalecimento de core (não apenas abdominal) e exercícios mais específicos, do ramo da fisioterapia, mas informa-te com gente com conhecimento verdadeiro, procura fisioterapeutas, não te fies em instrutores de musculação, pois a maioria só se preocupa em fazer figura na praia, não se preocupa em ter um corpo saudável.
    E isso já vi neste fórum, pessoal a dar conselhos completamente nocivos para a saúde postural, a favor de um abdómen "mais bonito". Só para veres no que te estás a meter
    Cumps

  7. #6
    Senior Member HEAVYLIFT's Avatar
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    Por Defeito

    sim , deves procurar um ortopedista, e dps teres apoio de um fisioterapeuta, e pergunta-lhe o k ele axas disto:
    para a lordose, deves fazer alongamentos dos esquio-tibiais, e dos lombares, isto e o mais importante, se tens hiperlordose, mto dificilmente tocas com as maos no chao, com as pernas e COLUNA DIREITAS (SEM dOBRAR A COLUNA) lgo estes alongamentos sao mto importantes, dps deves fazer mto trabalho abdominal, se tens hiperlordose tens os abnominais destendidos em excesso deves encurtalos para eles puxarem a bacia para a frente, e terem força de suporte, qdo á cifose, este melhora ao melhorares a hipeerlordose, mas mesmo assim deves fazer alongamentos de peito, pois este tem tendencia a encurtar com a cifose, e deves fortalecer os erectores da coluna e romboides com um exercisio como remada comboio com pega aberta e elevada, k deve ser executado com a culuna completemente direita.
    isto aliado a uma noçao e esforço para te endireitares durante tds as actividades do dia é mto importante, mas n te eskecas os alongamentos lombares e o reforço abdominal é o mais importante para o teu problema.

  8. #7
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Daniel-San Ver Post
    Online, nunca procures respostas para assuntos importantes (a tua saúde) em fóruns. Nunca sabes quem está do outro lado, e atrás do teclado somos todos peritos engenheiros doutores mestres arquitectos. É verdade que os problemas posturais podem ser bastante ajudados com exercícios de fortalecimento de core (não apenas abdominal) e exercícios mais específicos, do ramo da fisioterapia, mas informa-te com gente com conhecimento verdadeiro, procura fisioterapeutas, não te fies em instrutores de musculação, pois a maioria só se preocupa em fazer figura na praia, não se preocupa em ter um corpo saudável.
    E isso já vi neste fórum, pessoal a dar conselhos completamente nocivos para a saúde postural, a favor de um abdómen "mais bonito". Só para veres no que te estás a meter
    Cumps
    100% apoiado.

  9. #8
    Junior Member
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por HEAVYLIFT Ver Post
    sim , deves procurar um ortopedista, e dps teres apoio de um fisioterapeuta, e pergunta-lhe o k ele axas disto:
    para a lordose, deves fazer alongamentos dos esquio-tibiais, e dos lombares, isto e o mais importante, se tens hiperlordose, mto dificilmente tocas com as maos no chao, com as pernas e COLUNA DIREITAS (SEM dOBRAR A COLUNA) lgo estes alongamentos sao mto importantes, dps deves fazer mto trabalho abdominal, se tens hiperlordose tens os abnominais destendidos em excesso deves encurtalos para eles puxarem a bacia para a frente, e terem força de suporte, qdo á cifose, este melhora ao melhorares a hipeerlordose, mas mesmo assim deves fazer alongamentos de peito, pois este tem tendencia a encurtar com a cifose, e deves fortalecer os erectores da coluna e romboides com um exercisio como remada comboio com pega aberta e elevada, k deve ser executado com a culuna completemente direita.
    isto aliado a uma noçao e esforço para te endireitares durante tds as actividades do dia é mto importante, mas n te eskecas os alongamentos lombares e o reforço abdominal é o mais importante para o teu problema.

    Muito obrigado pelos conselhos.

    "como remada comboio com pega aberta e elevada"

    Como é que é com pega aberta e elevada?

  10. #9

  11. #10
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    Por Defeito

    Eu faço com pega elevada mas não é tão aberto como nesse vídeo.
    Há algum benefício extra fazer tão aberto como nesse vídeo? Eu costumo fazer um pouco mais fechado.

  12. #11
    Senior Member HEAVYLIFT's Avatar
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    Por Defeito

    o beneficio é k é melhor para o teu problema.

  13. #12
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por HEAVYLIFT Ver Post
    o beneficio é k é melhor para o teu problema.
    Sim, ok. Mas o que eu estava a perguntar era: eu faço remada com pega alta e +/- fechada. Há grande diferença entre fazer alta e aberta e alta e +/- fechada?

  14. #13
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    Por Defeito

    ha quem diga que dormir no chão de barriga para cima é bom, o que dizem????????

  15. #14
    Senior Member Fox91's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por allgarvio Ver Post
    ha quem diga que dormir no chão de barriga para cima é bom, o que dizem????????
    Eu digo que és o maior coveiro do fórum.


  16. #15
    anD
    anD está offline
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Fox91 Ver Post
    Eu digo que és o maior coveiro do fórum.

    não tas bem a ver o quanto eu me ri com isso oh fox !!! que mau , temos de ser realistas foi de mestre este post.

    Bem... algarvio em relação ao teu post... tens o mesmo problema ou realmente decidiste vir ajudar o rapaz AHAHAHAHAHAHA de mais .. se tens o problema isso já é quase ditado popular, que dormir no chão só faz bem à coluna, e eu sinceramente acredito nisso.
    Fox91 likes this.

  17. #16
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    Por Defeito

    ainda estou para perceber o que me causou isto

  18. #17
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    Citação Originalmente Colocado por allgarvio Ver Post
    ainda estou para perceber o que me causou isto
    Tranquilo, lol.

  19. #18
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    Por Defeito

    Acho que dormir no chao nao é assim tao bom como dizem.

    Uma pessoa que esteja direita, tem sempre o rabo alguns cms atrás da linha da coluna. Ao se deitar no chao, o rabo não tem para onde ir e entao vai empurrar a bacia para cima, desajustando a coluna.. Penso que por causa disto nao seja assim tão bom..

  20. #19
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DaRkApE Ver Post
    Acho que dormir no chao nao é assim tao bom como dizem.

    Uma pessoa que esteja direita, tem sempre o rabo alguns cms atrás da linha da coluna. Ao se deitar no chao, o rabo não tem para onde ir e entao vai empurrar a bacia para cima, desajustando a coluna.. Penso que por causa disto nao seja assim tão bom..
    Não tem lógica nenhuma, lol. Então para ti, o único colchão que é benéfico para a coluna, é o colchão de água (o pior, por sinal), e os ortopédicos não prestam.
    Os glúteos é um músculo, adapta-se a qualquer superfície. Não interfere em nada o esqueleto humano.

    Dormir no chão é 1000x melhor do que dormir num colchão de água.

    O ideal é dormir num colchão que não se molde ao corpo, mas que ao mesmo tempo seja confortável.

    Eu tenho um colchão ortopédico magnético e photon, é duro como pedra (quem cá vem diz sempre isto ) mas ao mesmo tempo torna-se confortável.

  21. #20
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    Por Defeito

    Até ha pouco tempo tambem acreditava nisso, que quanto mais duro melhor. Mas depois ouvi uma pessoa com conhecimentos, entre os quais biomecânica, falar nisso, e fiquei um pouco pensativo. Os gluteos não se adaptam o suficiente para que nao desajustem a coluna. Não tenho grande conhecimento de causa, por enquanto fico-me na dúvida..

  22. #21
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Online Ver Post
    Desde já obrigado pela resposta.

    E exercícios de musculação? Aquele de trabalhar o lombar é bom para a hiperlordose? Também já me disseram que uma das causas da hiperlordose é ter fracos musculos abdominais. Devo portanto treinar os abdominais certo?
    É muito mais complicado do que fortalecer a lombar, como se costuma dizer nos ginásios.


    Implica alongar o que está tenso ou encurtado, fortalecer o que está alongado ou enfraquecido/inibido e corrigir as actividades diárias e
    posturas.

    Lordose:

    Fortalecer glúteos e posteriores da coxa+ abdominais (estabilidade)

    Inibir e alongar: Flexores da anca e quadricipetes, TFL e adutores

    Isto muito simplório e assim de cor, porque é necessário analisar cada caso.

    http://www.facebook.com/home.php?sk=lf#!/bodybymimo

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