Rede MPL:
A mostrar resultados 1 para 25 de 25
    Junior Member
    Data de Registo
    Dec 2008

Post Acabar poros abertos e imperfeições pele

Olá a todos!!

Há tempos ouvi falar na terapêutica do acido glicólico (AHAs) para a resolução de problemas de imperfeições, manchas, poros abertos, acne, etc ... este tem um efeito de descamar a pele e torná-la mais homogénea.

Agora pergunto-vos conhecem algum gel ou creme que tenham concentrações deste ácido, não muito baixas, e quais os resultados.

Obrigado!
    Última edição por Janeko : 12-02-09 às 20:31:56

2. Links Patrocinados:
    Senior Member Nuno Tavares's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

boas, olha eu antes quando tinha acne usava um da vichy que era o normaderm, muito bom aconselho. Agora como ja tenho uma pele saudavel e quase sem imperfeiçoes uso para limpar a cara o biotherm gel netoyant e o creme é o biotherm Aquapower, que é excelente!!

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Não recomendo ácido glicólico para peles com acne. O ácido glicólico deve ser usado numa fase pós-acne.

A minha sugestão é que utilizes durante seis meses o Isotrex. É um creme que possui isotretinoina, uma subtância que reduz consideravelmente o tamanho dos poros e das glândulas sebáceas, reduzindo também a produção de sebo. Para além disso, leva à eliminação gradual dos pontos negros, dos pontos brancos e das borbulhas.

Aplicas no rosto à noite, depois de lavares o rosto com um gel próprio para peles oleosas (pessoalmente aconselho o da Roche-Posay, mas o da Avene também tem uma boa composição); antes da aplicação do gel a pele deve estar bem limpa e seca. De manhã lavas novamente o rosto e pões um hidratante oil-free, tens o Aqua Power da Biotherm ou o da OTC que também é muito bom.

Na fase inicial do tratamento a pele pode ficar com pior aspecto, porque começa a libertar o sebo em excesso que continha no interior. Mas esta é uma fase transitória.

Durante este tratamento e pelo menos no mês seguinte a pele não pode apanhar sol (deves usar um ecrã total de um protector solar oil-free) e não podes usar esfoliantes ou qualquer produto abrasivo, nem fazer tratamentos laser ou de luz pulsada.

Voltando ao ácido glicólico, tens uma boa opção nas farmácias, o Kyrn, custa cerca de 40 euros e tem uma boa composição. Se usares Kyrn não podes apanhar um único raio de sol, deves usar um ecrâ total sempre que saires de casa.

Se tiveres alguma dúvida extra posso-te ajudar.

Junior Member
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Boas amigo Porto!! Esse tratamento também é bom para tratar a foliculite da barba??

Cumprimentos

Banido
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por porto22 Ver Post
    Não recomendo ácido glicólico para peles com acne. O ácido glicólico deve ser usado numa fase pós-acne.

A minha sugestão é que utilizes durante seis meses o Isotrex. É um creme que possui isotretinoina, uma subtância que reduz consideravelmente o tamanho dos poros e das glândulas sebáceas, reduzindo também a produção de sebo. Para além disso, leva à eliminação gradual dos pontos negros, dos pontos brancos e das borbulhas.

Aplicas no rosto à noite, depois de lavares o rosto com um gel próprio para peles oleosas (pessoalmente aconselho o da Roche-Posay, mas o da Avene também tem uma boa composição); antes da aplicação do gel a pele deve estar bem limpa e seca. De manhã lavas novamente o rosto e pões um hidratante oil-free, tens o Aqua Power da Biotherm ou o da OTC que também é muito bom.

Na fase inicial do tratamento a pele pode ficar com pior aspecto, porque começa a libertar o sebo em excesso que continha no interior. Mas esta é uma fase transitória.

Durante este tratamento e pelo menos no mês seguinte a pele não pode apanhar sol (deves usar um ecrã total de um protector solar oil-free) e não podes usar esfoliantes ou qualquer produto abrasivo, nem fazer tratamentos laser ou de luz pulsada.

Voltando ao ácido glicólico, tens uma boa opção nas farmácias, o Kyrn, custa cerca de 40 euros e tem uma boa composição. Se usares Kyrn não podes apanhar um único raio de sol, deves usar um ecrâ total sempre que saires de casa.

Se tiveres alguma dúvida extra posso-te ajudar.
    Boas.

Apenas uma curiosidade: porque é que não recomendas a luz pulsada para estes problemas?

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Em primeiro lugar vou responder à questão das foliculites. Que eu saiba a isotretinoina não se encontra especificamente recomendada para tratar aquelas foliculites que surgem após barbear o rosto e o pescoço.

A minha sugestão para as foliculites é esta: experimenta usar um esfoliante duas vezes por semana, antes de barbear o rosto, e aplica sempre um hidratante oil-free de qualidade, o Biotherm Aquapower ou o OTC, por exemplo, após barbeares o rosto.

Na dermatologia recomenda-se que nos casos mais graves de foliculites, como acontece na população negra, a única solução viável é a realização de cerca de duas sessões de diodo LightSheer ou alexandrite longo pulso. Suponho que tenhas este problema das foliculites na região superior do pescoço. Estes aparelhos apenas existem em algumas clínicas médicas e apenas podem ser feitos por dermatologistas ou cirurgiões plásticos. Duas sessões custarão entre 150 e 200 euros e devem ser feitas com um intervalo de 45 dias. Nalguns casos poderá ser necessária uma sessão adicional um ou dois anos depois.

Quanto à luz pulsada. Sei que algumas clínicas usam luz pulsada para tratar acne, mas isso constitui um erro. Actualmente sabe-se que o tratamento mais eficaz para o acne são os retinóides tópicos e orais. Para além disso, com os retinóides consegue-se obter uma relação custo/resultados muito boa. Não conheço uma única clínica de dermatologia séria que utilize luz pulsada para tratar acne ou até para depilação.Se tens acne não caias no erro de gastar centenas de euros em sessões de luz pulsada que não terão qualquer efeito. Já agora onde te falaram da luz pulsada para o acne?
    Última edição por porto22 : 18-06-09 às 03:10:45

Banido
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Não me falaram, tinha a ideia que o fotorejuvenescimento era bastante bom para manchas e imperfeições, no acne activo não sei dizer.

Mas a questão das manchas e imperfeições, bem como no rejuvenescimento da pele, que um tratamento com fotorejuvenescimento em muitos casos vale mais que um ano de tratamento com cosméticos.

Por isso estava a perguntar.

Já agora, estás nesta área?

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por On-Hold Ver Post
    Não me falaram, tinha a ideia que o fotorejuvenescimento era bastante bom para manchas e imperfeições, no acne activo não sei dizer.

Mas a questão das manchas e imperfeições, bem como no rejuvenescimento da pele, que um tratamento com fotorejuvenescimento em muitos casos vale mais que um ano de tratamento com cosméticos.

Por isso estava a perguntar.

Já agora, estás nesta área?

Sim, é verdade, no caso do rejuvenescimento facial a luz pulsada é eficaz.

Estudo medicina e se tudo correr bem devo seguir Dermatologia

Banido
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por porto22 Ver Post
    Sim, é verdade, no caso do rejuvenescimento facial a luz pulsada é eficaz.

Estudo medicina e se tudo correr bem devo seguir Dermatologia
    Certo. Vai participando que sempre sabe bem ir sabendo algumas coisas.~

Boa sorte para os teus estudos e carreira.

Junior Member
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Boas amigo porto22, eu já experimentei exfoliar ao rosto 2 vezes por semana com um produto da ROC, posteriormente a fazer a barba uso um hidratante da AVENE, e as borbulhas brancas "foliculite" voltam a aparecer, incluvise as manchas vermelhas....... isto foi recomendado por um dermatologista. Já naõ sei o que fazer.

Porto22, tens algum tratamento que resulte mesmo!!! Ou isto não tem cura?

Cumprimentos

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sonic Ver Post
    Boas amigo porto22, eu já experimentei exfoliar ao rosto 2 vezes por semana com um produto da ROC, posteriormente a fazer a barba uso um hidratante da AVENE, e as borbulhas brancas "foliculite" voltam a aparecer, incluvise as manchas vermelhas....... isto foi recomendado por um dermatologista. Já naõ sei o que fazer.

Porto22, tens algum tratamento que resulte mesmo!!! Ou isto não tem cura?

Cumprimentos
    A única «cura» definitiva é o diodo ou o alexandrite longo pulso. Em que zona tens esse problema? É no pescoço? Ou também tens em alguma área do rosto?

Se o esfoliante e o hidratante não resultaram poderia pensar num corticosteróide com antibiótico mas como o barbear é um gesto quase diário tenho algum receio que a longo prazo o corticosteróide possa ter alguns efeitos secundários. Também estou a pensar no Isotrecin, tem isotretinoina e antibiótico, mas como já disse não tenho bem a certeza se o isotrecin é recomendado para foliculites. Pensando bem até é uma boa opção, a isotretinoina diminui a inflamação, a pele fica mais fina o que ajuda à saída do pelo e o antibiótico impede a proliferação bacteriana. Mas não tenho bem a certeza.

Já ponderaste fazer duas ou três sessões de diodo ou alexandrite? Se o problema for no pescoço penso que não tem nenhum problema ficares com pouca barba nessa zona. Eu pessoalmente não faria diodo no rosto ou no queixo porque não queria ficar com pouca barba nessas zonas, mas no pescoço até não teria problemas com isso.

Junior Member
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

O problema é mesmo nos cantos da boca e no queixo, no pescoço o unico problema que tenho são os pelos encravados. ja tentei de tudo amigo

Cumprimentos

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

O problema é mesmo nos cantos da boca e no queixo, no pescoço o unico problema que tenho são os pelos encravados. ja tentei de tudo amigo

Cumprimentos

Bem para os pelos encravados no pescoço podes fazer o diodo. Podes experimentar o Isotrecin, também não te vai fazer mal desde que não apanhes sol sem te protector solar oil-free. Experimenta o Isotrecin um mês e depois diz como correu!

Junior Member
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

ok amigo!! Então aconselhas o isotrexim , durante a noite? e depois de fazer a barba, o que aplico?? Recomnedas algo? a minha pele é muito oleosa!!

Cumprimentos

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

ok amigo!! Então aconselhas o isotrexim , durante a noite? e depois de fazer a barba, o que aplico?? Recomnedas algo? a minha pele é muito oleosa!!

Cumprimentos
    Hum espera. A tua pele é muito oleosa? Pois este problema das foliculites é típico das peles oleosas. Está tudo explicado.

Faz assim: faz a barba de manhã e aplica um hidratante oil free. À noite lavas com o gel para peles oleosas e pões o Isotrecin. Faz o Isotrecin pelo menos 3 meses. Enquanto usares o Isotrecin não uses esfoliantes (ele próprio esfolia a pele) e usa sempre ecrâs totais oil free quando fores à praia.

Uma nota: nalguns casos mais «graves», para tratar peles oleosas um tratamento muito eficaz é uma dose baixa de isotretinoína oral (10 mg 3x por semana, por exemplo) durante alguns meses. A oleosidade reduz consideravelmente, e os problemas a ela associados desaparecem. Mas este tratamento tem de ser acompanhado por um dermatologista.

Se o Isotrecin não funcionar (não te conheço mas creio que será eficaz) a última arma que eu vejo para o teu caso é a isotretinoína oral em dose reduzida. Mas claro que uma decisão destas teria de ser tomada por um dermatologista.

Junior Member
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Compreendido amigo, irei comprei o isotrexim, qual o creme q recomendas pós barba?

Muito Obrigado ! Cumprimentos

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Compreendido amigo, irei comprei o isotrexim, qual o creme q recomendas pós barba?

Muito Obrigado ! Cumprimentos
    Estava a pensar no OTC oil free, mas creio que tem ácido glicólico (não tenho bem a certeza) e não me parece nada boa ideia associar ácido glicólico e isotretinoina. O Aquapower da Biotherm parece-me uma boa opção, porque o isotrecin desidrata um pouco a pele. Também podes vaporizar depois de aplicares o Biotherm com água termal, mas isto já é um extra mais fútil. Aproveita se tens a pele oleosa e pões o isotrexin em todo o rosto, e o Aquapower também.

Dá novidades daqui a umas semanas!

EDIT: escreve-se isotrexin!

Junior Member
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

Combinado amigo!! darei novidades daqui a umas semanas.

Cumprimentos

Junior Member
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

So tenho uma pequena duvida, o aquapower não é para pele seca?? eu tenho a pele oleosa.... qual o factor o OTC oil free?? e já agora qual a diferença entre ISOTREX e ISOTROXIN??

Cumprimentos

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

So tenho uma pequena duvida, o aquapower não é para pele seca?? eu tenho a pele oleosa.... qual o factor o OTC oil free?? e já agora qual a diferença entre ISOTREX e ISOTROXIN??

Cumprimentos

Não confundir hidratação com oleosidade. O Aquapower não é para peles secas, é para peles desidratadas. As peles oleosas podem e devem receber cremes hidratantes desde que estes sejam obrigatoriamente oil free.

O Isotrexin é mais eficaz no teu caso porque para além de isotretinoina também contem antibiótico, que vai ajudar a combater as bactérias que contribuem para a formação das foliculites.

Quando falas do factor OTC oil free penso que estás a falar do creme solar, certo? Há uns anos atrás havia um OTC oil free factor 30 no mercado mas eu não aconselho porque se bem me recordo tem um pigmentante que faz uma espécie de efeito auto-bronzeador. Eu optaria pelo Piz Buin oil free, está à venda nas farmácias, penso que tem factor 25 ou 30.

Junior Member
    Data de Registo
    Aug 2008

Por Defeito

ok , amigo !! Posteriormente darei o feedback do tratamento

Cumprimentos

Junior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

boas porto22, gostava de te fazer umas perguntas, tenho a pele muito oleosa na zona da testa e nariz com poros dilatados, o que me provoca borbulhas. já usei um hidratante da uriage e agora uso o effaclar m mas só me matifica a pele por uma a duas horas, que bom hidratante aconsenhas que me matifique a pele por mais tempo?
    ando também á noite a aplicar o isotrex ( que já não usava desde os meus 22 anos pois hoje já tenho 30) e noto que me aparecem menos borbulhas mas a oleosidade parece-me igual, por causa disso lavo a cara 3x ao dia com um sabão neutro e hidrato(tipo de 6/6h) achas que faço mal?
    abraço

Senior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pmspc Ver Post
    boas porto22, gostava de te fazer umas perguntas, tenho a pele muito oleosa na zona da testa e nariz com poros dilatados, o que me provoca borbulhas. já usei um hidratante da uriage e agora uso o effaclar m mas só me matifica a pele por uma a duas horas, que bom hidratante aconsenhas que me matifique a pele por mais tempo?
    ando também á noite a aplicar o isotrex ( que já não usava desde os meus 22 anos pois hoje já tenho 30) e noto que me aparecem menos borbulhas mas a oleosidade parece-me igual, por causa disso lavo a cara 3x ao dia com um sabão neutro e hidrato(tipo de 6/6h) achas que faço mal?
    abraço

Olá

Bem, pelo que me referes no post tens oleosidade na pele apenas na chamada zona T, ou seja, testa e nariz. De acordo com o meu livro de Medicina Interna e de Dermatologia, a solução mais eficaz para reduzir o tamanho das glândulas sebáceas é a isotretinoína, o princípio activo do Isotrex. No teu caso, como a oleosidade se restringe apenas da duas zonas, penso que não seria eficaz isotretinóina oral em dose reduzida (10 mg 3x semana). Os efeitos da isotretinóina, quer seja oral ou tópica demoram meses a chegar. Deves continuar a colocar isotretinóina pelo menos durante seis meses todas as noites. Se for necessário, prolongas o tratamento mais uns meses.

Quanto aos géis de limpeza, apenas se limitam a remover o excesso de sebo. É por isso normal que algumas horas após a limpeza o sebo regresse. O Effaclar é uma boa opção, deves continuar a usar. Regra geral duas lavagens é o ideal, mas nas peles muito oleosas pode-se recorrer a três lavagens por dia desde que o gel não desidrate a pele e respeite a sua camada protectora. Lava então o rosto de manhã ao acordar, ao almoço/meio da tarde e à noite.

Os géis hidratantes oil free são bons para manter as peles oleosas saudáveis, mas no teu caso para além do hidratante aplicaria um matificante para a zona T. Não conheço bem quais são os melhores matificantes do mercado, mas tenho ideia que a LabSeries tem um bom matificante para a zona T. Deves aplicar o matificante de manhã e a meio da tarde porque o seu efeito tem uma duração limitada a algumas horas.

Quanto aos poros dilatados, há que referir que a isotretinoína diminui o seu tamanho portanto espera alguns meses e terás os poros mais pequenos e menos dilatados. Depois do tratamento com Isotrex, podes esperar três ou quatro meses e recorrer a um peeling químico, que te deixará a pele com poros pequenos e «fechados». O peeling deve ser feito por um dermatologista experiente numa clínica de confiança. Escolhe uma clínica dirigida por um professor universitário ligado por exemplo ao Santa Maria, São João ou HUC para estes tipos de tratamento.

Não te esqueças que durante o tratamento com Isotrex não deves usar esfoliantes e deves usar sempre um gel solar oil free ecrã máximo, pois pensa-se que a pele submetida a tratamentos com retinóides fica mais sensível às acções nocivas dos UV como o cancro ou o envelhecimento prematuro. Essa sensibilidade extra apenas ocorre enquanto dura otratamento e nas semanas segukntes. Creme solar oil free sempre!

Outra opção que tens nas boas perfumarias ou farmácias são as máscaras absorventes, que removem o excesso de sebo da pele, nutrem e melhoram o seu aspecto. Devem ser aplicadas uma a duas vezes por semana.

Para terminar, saliento que as peles olesas são um problemas crónico para o qual não existe nenhuma espécie de cura milagrosa e definitiva mas que exige um controlo e uma atenção diária, embora já existam actualmente tratamentos notavelmente eficazes como a isotretinoina.

Portanto eu seguiria este plano:

Effaclar: 3x ao dia, manhã, almoço, e noite, deixar actuar um minuto antes de enxaguar com água tépida;

Isotrex: todas as noites antes de dormir, aplicar na pele limpa e bem seca;

Hidratante oil free: aplicar após a lavagem com Effaclar de manhã e à tarde;

Matificante: aplicar de manhã e à tarde ou antes de sair à noite;

Mascara abosrvente (opcional): 1 a 2 x p/ semana;

Creme solar oil free: antes da exposição solar sobre pele limpa e seca.

Esperaria então seis a oito meses e veria então os resultados da isotretinoina. se não ficares satisfeito, terás de consultar um dermatologista e discutir a possibilidade de fazer isotretinoina oral em dose reduzida durante mais uns meses.

Boa sorte e dá novidades!

PS: se começares a notar que a pele fica muito seca retira o matificante dos cuidados diários.
    Última edição por porto22 : 22-06-09 às 18:40:54

Junior Member
    Data de Registo
    Jun 2009

Por Defeito

obrigado porto22

depois dou noticias.

Junior Member ouraman's Avatar
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

é pena não ter havido continuidade neste tópico...

realmente neste momento e desde há sensivelmente um ano, tenho exactamente o mesmo problema que o user sonic e nos mesmos sitios... já experimentei muita coisa e gostaria de saber se o tratamento resultou deste user ...